top of page

Lanterna Popdelic - clipes lançados na primeira metade de 2025

  • Foto do escritor: Ricardo Andrade
    Ricardo Andrade
  • 24 de jun.
  • 5 min de leitura

A primeira metade do ano já se foi, velozmente. Boa hora pra fazer um compilado com alguns lançamentos legais.


Vamos começar jogando luz sobre a produção nacional.


GROOVE! A cena black brasileira sempre dando bons frutos. Vários lançamentos de altíssima qualidade. No começo do ano, Rael soltou "Onda (Citação A Onda)", uma homenagem ao Cassiano — artista precursor da música black nos anos 1970 e 1980, no Brasil — participação de Mano Brown e Dom Filó.




Negra Li lançou um novo álbum, Um Silêncio Que Grita. A rapper continua soltando o verbo e as rimas estão muito inspiradas. Destaque para "Fake" e "Black Money".





O último lançamento da Pineapple - Dinheiro, novo EP de DK 47, Sid e TerrorDosBeats! Sant e Coruja BC1 são os feats do projeto, que foi lançado no dia 06 de junho. A rapaziada não deixa letra sobre pedra. Escrevem bem demais e rimam que é uma beleza. As 5 músicas do EP tem uma conexão, contam uma estória. Os temas abordados circundam os dilemas da sociedade contemporânea, que (d)existe pelo dinheiro, para o dinheiro, por dinheiro.





E mais um destaque do rap nacional em 2025. "Pega a Visão" é um faixa pesadona. Thaíde, Djonga e Negravat acertaram a mão e nos presenteiam com um trap cheio de brasilidade e com uma baita produção.




Na MPB,

Flaira Ferro lançou um novo álbum - Afeto Radical. O trabalho experimenta uma fusão de ritmos populares com rock, eletrônica e pop contemporâneo. A produção foi assinada por Guilherme Kastrup. "Afeto Radical", faixa homônima, ganhou um clipe que mostra que a compositora pernambucana, também, manda bem como dançarina. A música têm a participação do Lenine.




A cantora baiana Jadsa, também, lançou um novo álbum. big buraco soa menos experimental que o antecessor Olho de Vidro (2021). É mais direto, mais groooove, mais canção, blues, samba, jazz. Os arranjos são muito bons, criativos, super orgânicos, com clima big band e muito swing. "big bang" abre o disco e talvez seja a música mais pop do álbum e , por isso, a faixa escolhida para ter o primeiro videoclipe do novo trabalho.




No rock,

Rogerio Skylab lançou "Mictório", single doidérrimo. Nada de spoiler, aperte o play e mergulhe no universo freak do artista.




Na gringa,

Joy Crookes lançou o EP Perfect Crime. A cantora é uma das artistas mais inspiradoras da nova cena soul britânica.







E continuando no soul britânico, o cantor Omar lançou o video de "Can We Go Out", faixa do novo álbum do artista - Brighter The Days




"Tokyo Daydream" é o primeiro vídeo do novo álbum de José James - 1978: The Revenge of The Dragon.



Vários veteranos lançaram material novo.


O Sparks continua muito instigante. Depois de tanto tempo de estrada e com 28 discos de estúdio na bagagem, a dupla formada pelos irmãos Ron and Russell Mael ainda surpreende. O repertório do novo álbum é composto de faixas diferentonas, bem ao estilo do duo. MAD!  traz músicas que não seguem fórmulas. "Do Things On My Way" é a faixa de abertura e ganhou um video criativo e bem acabado. Vida longa ao Sparks!




O Primal Scream soltou mais um video do seu último álbum - Come Ahead(2024), que, por sinal, é um discaço." Innocent Money" é uma faixa super disco music, irresístível. O video traz todo esse climão pista de dança, globo espelhado e 70's.




Richard Ashcroft soltou o single "Lover".  Há tempos que o vocalista do Verve não lançava material inédito. A faixa acabou sendo um grande acerto, atualizando o som do artista. A música tem um baixo acentuado, muito usado em produções contemporâneas de rap, trap e música eletrônica. O contraste desse grave com um arranjo de cordas ao fundo soa bem interessante. A faixa tem um forte apelo pop, com refrão que gruda e melodia bem construída. O sample do hit "Love And Affection" (1976) , da compositora britânica Joan Armatrading, ficou maravilhoso.




Paul Weller, também, acertou a mão no seu novo single,´uma versão da música "Lawdy Rollado", do desconhecido grupo de jazz groove francês do final dos 60's - The Guerrilhas, que contava em sua formação com músicos como o saxofonista Manu Dibango e o guitarrista Slim Pezin. A faixa faz parte do novo álbum de Paul Weller, só com releituras, que será lançado em julho.




No rock alternativo, uma banda que vem galgando os degraus da "fama" é o Viagra Boys, que lançou seu quarto álbum de estúdio - viagr aboys. Letras sarcásticas e um som sujo continuam dando o tom das músicas. Mas a banda mostra que também consegue falar para um público mais amplo, como na faixa "Man Made of Meat" que soa mais "acessível" dentro do repertório do grupo.




O Wet Leg, que é formado pelas carismáticas Rhian Teasdale e Hester Chambers,

soltou o single - "catcth these fists", que faz parte do segundo álbum da banda - moisturizer, que será lançado em julho.




JMSN não é propriamente um artista de rock, mas, no seu novo single "Click Bait", o cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista estadunidense consegue subverter os clichês do gênero e criar uma faixa muito interessante, com dinâmicas bem construídas, timbres precisos, ótima banda e uma produção robusta e criativa. Além de tudo isso, o artista é um excelente performer.




O Warhaus ( leia-se Maarten Devoldare, frontman e compositor da banda belga Balthazar ) lançou mais um clipe do seu último trabalho, Karaoke Moon(2024) - álbum com belas canções e ótimas sacadas nos arranjos. Coll pop, cool jazz, com frescor e ótima produção, assinada por Jasper Maekelberg. O vocal sussurado de Maarten dá um charme a mais nas canções do projeto.




Enquanto o AIR excursiona mundo afora apresentando o seu álbum mais clássico - Moon Safari, inclusive tendo passado recentemente pelo Brasil, JB Dunckel, um dos membros do duo françês, acabou de lançar um álbum - "Mirages 2", em total parceria com o músico

Jonanthan Fitoussi. Assista ao video da hipnótica Ghost Town, clima totalmente krautrock.

. Passei uns dias viciado nesse som.



Vanessa Paradis lançou o single "Bouquet Final", pop francês com groove bem dançante e solar. Acho que você lembra de pelo menos um hit da cantora. A música 'Joe Le Taxi' estorou no mundo inteiro quando Vanessa tinha 14 anos. Aqui no Brasil virou 'Vou de Taxi' na voz da apresentadora Angélica.






Alguns destaques na cena eletrônica.


O DJ e produtor MoBlack, com a colaboração de Benja e Franc Fala, acertou a mão na releitura para "Yamore" de Salif Keita, com feat de Cesária Évora. Mais de 7.000.000 de visualizações. Uau!

"Ambientada nas icônicas Dunas de Atlântida, esta colaboração presta uma homenagem sutil ao videoclipe original de "Yamore". O objetivo era homenageá-lo e, ao mesmo tempo, dar vida a ele por meio de Ablaye Diop, uma dançarina incrivelmente talentosa que se inspira em uma peça musical local ."



Ambientada nas icônicas Dunas de Atlântida, esta colaboração presta um

Ka homenagem sutil ao videoclipe original de Yamore. O objetivo era homenageá-lo e, ao mesmo tempo, dar vida a ele por meio de Ablaye Diop, uma dançarina incrivelmente tale

Kerala Dust é uma banda formada em londres, mas, atualmente, residente em Berlim. O som deles é uma fusão de techno, blues, rock psicodélico e por aí vai. Fazem isso com muita personalidade, longe dos esteriótipos desses gêneros. Vale uma sacada no clipe de "Bell". A faixa faz parte do álbum Echo Love, que será lançado em agosto.





Eles também lançaram um clipe para "The Orb, TX"








Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page