top of page
Buscar

Lanterna Popdelic 2025 - clipes e visualizers

  • Foto do escritor: Ricardo Andrade
    Ricardo Andrade
  • 7 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de jun.

A primeira metade do ano já se foi, velozmente. Boa hora pra fazer um compilado com alguns lançamentos que curti. Muita coisa boa já rolou em 2025, mas a sensação que fica é que muitos artistas não tiveram a visibilidade merecida. Dá para perceber que o algoritmo do Youtube ficou "preguiçoso" com a imensa maioria da produção musical do planeta - a que não está no top 10 das parada$ ao redor do mundo. Em tempos de músicas feitas por IA, ainda se encontra muita relevância artística, mas, em muitos casos, com poucos views. Os vídeos de música só atraem anunciantes quando têm milhões de visualizações. Quer impulsionar a sua música e o seu videoclipe? Pague por isso e o milagre acontece. Mas saiba que não é barato, principalmente no Youtube. Sim, tentáculos do capitalismo, naturalmente. Dinheiro destrói e/ou alimenta a criação. Mas antes que me chamem de comunista, digo que sei, desde sempre, que o vil metal dá as cartas na indústria musical. Então, nada de novo sob o sol. Bora descartar tudo isso e saborear as músicas e imagens feitas por artistas humanos que se expre$$am livremente.


E para começar, vamos jogar luz sobre a produção nacional.


Depois do lero de dinheiro e capiltalismo da introdução acima, nada mais adequado do que começar com o último lançamento da Pineapple -  "Dinheiro", novo EP de DK 47, Sid e TerrorDosBeats! Sant e Coruja BC1 são os feats do projeto, que foi lançado no dia 06 de junho. A rapaziada não deixa letra sobre pedra. Escrevem bem demais e rimam que é uma beleza. As 5 músicas do EP tem uma conexão, contam uma estória. Os temas abordados circundam os dilemas da sociedade contemporânea, que (d)existe pelo dinheiro, para o dinheiro, por dinheiro.



GROOVE! A cena black brasileira sempre dando bons frutos. Vários lançamentos de altíssima qualidade. No começo do ano, Rael soltou o ótimo single “Onda (Citação A Onda)”, uma homenagem a Cassiano — artista precursor da música black nos anos 1970 e 1980, no Brasil — participação de Mano Brown e Dom Filó.



Negra Li lançou um novo álbum, Um Silêncio Que Grita. A rapper continua soltando o verbo e as rimas estão muito inspiradas. Destaque para "Fake" e " Black Money".


E mais um destaque do rap nacional em 2025. "Pega a Visão" é um faixa pesadona. Thaíde, Djonga e Negravat acertaram a mão e nos presenteiam com um trap cheio de brasilidade e com uma baita produção.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page